sexta-feira, 24 de abril de 2009

11/03/2009


Aula da disciplina Prática de Ensino em Metodologia da língua Portuguesa, ministrada pela Prof.ª Ms. Hercilia Maria Fernandes.

O encontro deste dia foi realizado com base nas discussões sobre o livro “Preconceito lingüístico: o que é/ como se faz” de Marcos Bagno, por nós estudado. Dentre as várias discussões sobre a obra, vimos que o autor trata bastante das diferenças entre o português de Portugal e o português do Brasil, sobre uma visão, Bagno também tenta desmistificar os preconceitos em torno da língua falada e da língua escrita, para isso decorre sobre os 8 mitos mais comuns entre as pessoas que não reconhecem a linguagem como algo mutável, sujeita as mudanças de acordo com o meio e o tipo de cultura a qual está inserida.
O Preconceito Lingüístico, vem sendo alimentado diariamente principalmente pela norma culta, assistida por aqueles que detêm, mais poder sobre as camadas menos favorecidas, que se julgam mais preparadas e acima de tudo pretendem ensinar o que é "certo' e o que é "errado", sem falar, é claro nos instrumentos tradicionais de ensino da língua, ou seja a gramática normativa e os livros didáticos. E mais ainda alimentada pela mídia que cultua a pessoa que fala “bem”, que se expressa com “eloqüência”, fazendo com que haja cada vez mas uma distância infinita entre a língua que se fala e a língua que se escreve.



18/03/09

Aula da disciplina Prática de Ensino em Metodologia da língua Portuguesa, ministrada pela Prof.ª Ms. Hercilia Maria Fernandes.

No 1º momento da aula a professora direcionou um estudo e debate dos dois primeiros capítulos do livro “preconceito linguístico”
No 2º momento fez encaminhamento para construção do “portifolio digital”.


01/03/09

Aula da disciplina Prática de Ensino em Metodologia da língua Portuguesa, ministrada pela Prof.ª Ms. Hercília Maria Fernandes.
Esta aula foi realizada no auditório do CERES, onde a coordenadora do curso ministrou uma palestra sobre os estágios supervisionados.

07/04/09

Aula da disciplina Prática de Ensino em Metodologia da língua Portuguesa, ministrada pela Prof.ª Ms. Hercilia Maria Fernandes.
Direcionamento de como deveríamos realizar a resenha do livro “Linguagem e escola: uma perspectiva social” de Magda Soares. Houve discussão também acerca de como tínhamos analisado as primeiras leituras do livro, o que ela tratava, e o que a autora defendia.