terça-feira, 19 de maio de 2009

Consideração sobre as observações!

Ontem iniciamos nossas primeiras visitas in locus, ou seja, diretamente em sala de aula. Como já havíamos mencionado, nossa escolha foi uma turma de 4º ano, e por sinal são muito "energéticos", como toda criança dessa idade.
Na segunda(18/05/09), a aula constou de um texto sobre as sílabas tônicas escrito na lousa pela professora e copiado pelos alunos, a medida em que escrevia a professora também "explicava" cada parte do texto. Após essa execução, a mesma sugeriu uma atividade sobre o assunto, onde ela própria fez a correção com os alunos na sala. Em seguida ditou palavras para que as crianças as escrevessem nos seus cadernos e circulassem as sílabas tônicas das respectivas palavras, com isso chamava cada aluno a escreverem na lousa a palavra ditada da maneira que ela (a criança) havia escrito. Percebemos a participação dos alunos, embora essa participação tenha se dado de maneira indusida, uma vez que era a professora quem "escolhia" o aluno que iria à lousa.
Hoje a aula iniciou-se com a professora questionando as crianças sobre palavras que continham o Ç. Nesse momento ela apresenta uma especíe de "fichas", as quais ela nos revelou que seus alunos achavam muito "interessante" as mesmas, embora pelo que podemos notar eram apenas palavras escritas em letra de forma em cartolina colorida. Essas palavras eram expostas aos demais e lidas em voz alta.
Após esse procedimento, a ministrante da aula copia na lousa uma atividade onde continha um poema de Maria Dinorah "o caroço":.

No fundo do poço surgiu um caroço
Chamaram o moço pra ver o caroço
No fundo do posso
Será que o caroço do fundo do poço é feito de osso?
Cuidado, seu moço
Não quebre o caroço do fundo do poço
O pobre moço retira o caroço
Tinha quatro patas e uma cabecinha
E era apenas...
A tartaruga da vizinha.


Essa atividade propunha as crianças que circulassem as palavras com Ç, e interpretassem o poema com questões do tipo: quem era a autora, qual era o título, onde estava o caroço, qual era o animal que estava no poço, etc. Em seguida os alunos leram o poema em voz alta, e realizaram mais um ditado do dia com palavras que tinham Ç.
Fica o nosso questionamento: será que houve ao menos uma reflexão acerca do poema proposto, uma vez que as questões já estavam respondidas de certa forma? será que eles analisaram a leitura feita por todos? houve relação, do emprego do Ç com o poema, pelos alunos?
Só para ressaltar... a turma tem 20 alunos, na segunda foram 14, e hoje foram 16.