segunda-feira, 11 de maio de 2009

E mais uma visita...!

Hoje fizemos outra visita a escola, e por sinal foi uma visita maravilhosaaa. Tivemos uma conversa informal com a coordenadora e supervisora pedagogica da instituição. Durante a conversa podemos perceber o nível de profissionalismo de ambas, o empenho e gosto pelo que fazem. Apesar das dificulddes, e são muitas, as duas demonstraram total sintonia com os projetos propostos tanto pela escola quanto pelo governo federal, destaque aqui para o projeto "Mais escola", no qual a coordenadora nos relatou estarem muito atarefadas com o mesmo, pois pretendem por em prática o quanto antes segundo a mesma, a escola foi uma das poucas escolhidas pelo governo para começar a por em prática o projeto, o que ao nosso ver indica o quanto essa instituição, apesar de ser pública, apresenta um exelente nível de qualidade e reconhecimento na comunidade.
Na nossa visita de hoje já podemos analisar que a escola além de nos parecer agradável, quanto ao clima entre os funcionários, também apresenta um ambiente luminoso, com 5 salas de aula ao todo, um refeitório, uma biblioteca, nesse caso a coordenadora fez questão de destacar que a sala de vídeo teve que dar lugar a mais uma sala de aula( antes eram 4 turmas), e que por esse motivo a sala de vídeo esta funcionando provisoriamente na biblioteca até o momento em que construirem, o mais breve possível, outra sala. Este foi o ambiente que encontramos, e que a primeira vista pareceu-nos muito bem aproveitado pelas crianças.
É importante frizar neste momento algo muito importante na fala da coordenadora, ao perguntarmos qual a principal proposta pedagógica daquela instituição a mesma respondeu que o diferencial da mesma não era apenas oferecer conhecimento aos alunos, "passar conteúdos", a principal preocupação da equipe pedagógica era cultivar nos alunos o valores morais e as políticas de incentivo a família, ao convívio com o outro, etc.. Pelo visto, se continuarmos nessa linha nosso estágio vai ser ÓTIMO, vamos torcer para que realmente atender as espectativas dos profissionais de lá, e mais ainda: dos alunos.